segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

REDES SOCIAIS

1. MSN

O MSN é um software de troca de mensagens instantâneas, na qual, duas ou mais pessoas, conectadas a internet, podem se comunicar e trocar arquivos. Em 2003 o programa da Microsoft já era o mais utilizado pelos internautas. Por esse grande sucesso, a sigla MSN é mais conhecida como o programa mensageiro [Wikipédia 2007].

1.1. Vantagens

Dentre os fatores citados que contribuíram para que o MSN fosse um meio de entreteni- mento agradável e utilizável por muitas pessoas estão:
1. Colocar em contato, amigos, em tempo real; 2. Economizar com telefone (se a Internet não for discada); 3. Permite o contato visual com outras pessoas, através de webcam, enquanto você conversa; 4. Permite enviar mensagens de voz; 5. Garante envio de arquivo em tempo real; 6. Os emoticons deixam as conversas mais dinâmicas; 7. As pessoas devem saber o seu e-mail para te encontrar, garantindo mais privacidade.

1.2. Desvantagens

Por outro lado há fatores desvantajosos nesse tipo de entretenimento que devem ser considerados:
1. Distrai a sua atenção quando você deve fazer coisas importantes no computador; 2. Pode, dependendo do arquivo recebido, trazer vírus para o seu computador; 3. Você pode perder muito tempo na Internet com as conversas, deixando de fazer outras coisas, como estudar; 4. A linguagem utilizada emburrece as pessoas.

2. ORKUT

Orkut é um sistema criado pelo Google e lançado em janeiro de 2004. É um site que tem como objetivo criar e manter relacionamento entre seus adeptos.

2.1. Vantagens

As pessoas podem reencontrar seus amigos a muito tempo não vistos, marcar encontros e trocar mensagens (não instantâneas) com elas. Outro benefício que o site de relacionamentos orkut traz as pessoas que o usam, é o fato de existir comunidades de todo tipo, como por exemplo, comunidades de livros, musicas, filmes e muitas outras coisas interessantes que talvez elas gastariam um bom tempo para encontrar alguma informação na internet. Além disso, muitas empresas utilizam o orkut como um método de avaliação a mais para a contratação de seus funcionários, analisando o perfil do candidato.

2.2. Desvantagens

O orkut é um site em que não se obtém controle das comunidades criadas, e que apesar de as pessoas só poderem participar através de um convite, o controle delas também está ficando difícil. Sendo assim, existem muitas comunidades de pedofilia, racismo, difamação da imagem de alguém, bem como, pessoas mal intencionadas roubando senhas apenas para bagunçar e mandar mensagens falsas. Por isso é necessário ter muito cuidado com as informações pessoais colocadas no site.
Acredito que estas duas ferramentas podem ser atribuídas aos alunos, como forma de contato entre professor-aluno e o Orkut, pode ser criado comunidade relacionada à turma, ou a disciplina para troca de conhecimento. Tudo que faz parte da realidade do aluno pode ser usado a favor para chamar a atenção e tornar uma aula dinâmica e coletiva. Isto poderia ser feito inclusive dentro da escola, sendo disponibilizado um horário com a turma no laboratório de informática, para que todos possam trabalhar na mesma hora.

3. TWITTER

O twitter é um espaço em que possui uma limitação de 140 caracteres para ser utilizado, isto inicialmente tornou-se ruim, mas estes são suficientes para você expressar seus sentimentos, pensamentos ou até mesmo colocar links e vídeos interessantes que você acabou de acessar. Conseguir se limitar a estes poucos caracteres é uma tarefa difícil, mas só no início pela falta de costume.

4. FACEBOOK


Este website de relacionamento social é gratuito para os usuários e produz receita através da publicidade. Os utilizadores criam perfis que envolvem fotos, listas de interesses pessoais, trocam mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados.
A página de perfil é designada por the Wall e lá pode ver-se, além das informações dos utilizadores, algumas aplicações: O Facebook compreende um recurso de gifts, onde os utilizadores podem oferecer aos seus amigos.

5. MYSPACE

O MySpace, tal como o Facebook, nasceu nos Estados Unidos e intitula-se como um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de jogos, fotos, blogs e perfis de utilizador. Este website inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. É um site muito ativo, que vai adicionando com frequência vários recursos. Entre outras aplicações, o MySpace possui o MySpace TV, um serviço idêntico ao site de compartilhamento de vídeos YouTube; MySpace Mobile, onde os utilizadores podem aceder às funcionalidades do Website através do telemóvel; MySpace News, um serviço que permite aos utilizadores mandarem feeds RSS e receber notícias. Contendo ainda outros serviços: MySpace Sports (Desportos), MySpace Books (Livros), MySpace Horoscopes (Horóscopos), MySpace Jobs (Empregos), e MySpace Movies (Filmes).
Estas são algumas das funcionalidades que fazem do MySpace a maior rede social dos Estados Unidos e do mundo, com mais de 110 milhões de utilizadores. Graças à sua popularidade e pelo fato de ter a funcionalidade de MP3, várias bandas com sucesso e cantores se registraram neste site e algumas fizeram de suas páginas de perfil, seu site oficial, Christina Aguilera e Britney Spears são alguns dos famosos que compõe a elite do MySpace. Algo inédito que junta o útil ao agradável, podendo os usuários usufruir das musicas dos seus cantores favoritos, e estes divulgarem ainda mais as suas músicas e manterem os seus fãs informados de suas notícias.

BIBLIOGRAFIA:

http://www.luiztiago.com/blog/38/vantagens_e_desvantagens_do_twitter_a_bola_da_vez/
www-usr.inf.ufsm.br/~cassio/elc1020/artigo.pdf

domingo, 12 de dezembro de 2010

TICs

     Diante das transformações que vêm acontecendo em nossa sociedade, podemos considerar que estamos vivendo tempos de discussão que nos permitem refletir sobre as tecnologias de informação e comunicação no contexto da Educação a Distância (EAD).
     A sociedade vigente caracterizada pela seletividade e dualismo pode restringir a EAD em vários pontos, que por uma legislação específica, podemos entendê-la como meio para inclusão, na qual visa a partir de um espaço interativo, troca de saberes em que deve ser potencializadas competências que possam garantir a formação de um cidadão atuante na presente sociedade.
     A apropriação das mídias e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), no cenário da EAD faz resignificar o conceito de conhecimento. É através das ferramentas tecnológicas, a partir de mediações atuantes que as potencialidades se afloram, o tempo e espaço, já não são mais problemas, proporcionando uma educação sem distância, sem tempo, levando o sistema educacional a assumir um papel, não só de formação de cidadãos pertencentes aquele espaço, mas a um espaço de formação inclusiva em uma sociedade de diferenças.
     Nesse entendimento, as novas tecnologias e técnicas de ensino, bem como os estudos modernos sobre os processos de aprendizagem, fornecem recursos mais eficazes para atender e motivar os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Porém, para muitos educadores, esses recursos ainda apresentam-se como companheiros estranhos, embora se reconheça que a sua utilização no processo está se tornando cada vez mais relevante. Assim, é necessária a presença desses recursos nos cursos de formação de professores e/ou como meio pedagógico para potencialização de competências e habilidades. 
     Diante dessa realidade devemos fazer apropriação das TIC’s de forma que venham somar aos estudos até então abordados no processo pedagógico, proporcionando aos aprendizes a liberdade responsável no uso das mídias implicando o aumento da autonomia e da responsabilidade, no desenvolvimento de novas habilidades e na efetivação das interações com o próprio grupo e com as pessoas de outros meios sociais e culturais.
     As mídias surgem como mediatizadora, assumindo papel de informação e comunicação. No espaço escolar sua contribuição é relevante a ponto de proporcionar uma inter-relação necessária para formação de uma visão holística da presente problemática. As diversidades que aparecerão promoverá uma percepção além do que nos é imposto, em sua totalidade será formado um momento de aceitação ou não de culturas, diversas, na qual deverá surgir a igualdade como direito e o preconceito como um ponto negativo que denuncia uma sociedade dualista.
     Diante desta realidade, o conceito dos recursos didáticos assume um novo papel frente ao surgimento de meios tecnológicos aplicados à educação a partir da prática pedagógica planejada. Na realidade, a idéia de fazer uso das TIC’s é mais abrangente. O uso das mídias educacionais trabalhadas de forma integrada vem nortear a inserção dos sujeitos envolvidos no cenário atual, sociedade tecnológica, além de que viabiliza o processo de formação na modalidade à distância.

BIBLIOGRAFIA:

http://www.brasilescola.com/educacao/as-tics-no-contexto-ead-limites-possibilidades.htm