segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

REDES SOCIAIS

1. MSN

O MSN é um software de troca de mensagens instantâneas, na qual, duas ou mais pessoas, conectadas a internet, podem se comunicar e trocar arquivos. Em 2003 o programa da Microsoft já era o mais utilizado pelos internautas. Por esse grande sucesso, a sigla MSN é mais conhecida como o programa mensageiro [Wikipédia 2007].

1.1. Vantagens

Dentre os fatores citados que contribuíram para que o MSN fosse um meio de entreteni- mento agradável e utilizável por muitas pessoas estão:
1. Colocar em contato, amigos, em tempo real; 2. Economizar com telefone (se a Internet não for discada); 3. Permite o contato visual com outras pessoas, através de webcam, enquanto você conversa; 4. Permite enviar mensagens de voz; 5. Garante envio de arquivo em tempo real; 6. Os emoticons deixam as conversas mais dinâmicas; 7. As pessoas devem saber o seu e-mail para te encontrar, garantindo mais privacidade.

1.2. Desvantagens

Por outro lado há fatores desvantajosos nesse tipo de entretenimento que devem ser considerados:
1. Distrai a sua atenção quando você deve fazer coisas importantes no computador; 2. Pode, dependendo do arquivo recebido, trazer vírus para o seu computador; 3. Você pode perder muito tempo na Internet com as conversas, deixando de fazer outras coisas, como estudar; 4. A linguagem utilizada emburrece as pessoas.

2. ORKUT

Orkut é um sistema criado pelo Google e lançado em janeiro de 2004. É um site que tem como objetivo criar e manter relacionamento entre seus adeptos.

2.1. Vantagens

As pessoas podem reencontrar seus amigos a muito tempo não vistos, marcar encontros e trocar mensagens (não instantâneas) com elas. Outro benefício que o site de relacionamentos orkut traz as pessoas que o usam, é o fato de existir comunidades de todo tipo, como por exemplo, comunidades de livros, musicas, filmes e muitas outras coisas interessantes que talvez elas gastariam um bom tempo para encontrar alguma informação na internet. Além disso, muitas empresas utilizam o orkut como um método de avaliação a mais para a contratação de seus funcionários, analisando o perfil do candidato.

2.2. Desvantagens

O orkut é um site em que não se obtém controle das comunidades criadas, e que apesar de as pessoas só poderem participar através de um convite, o controle delas também está ficando difícil. Sendo assim, existem muitas comunidades de pedofilia, racismo, difamação da imagem de alguém, bem como, pessoas mal intencionadas roubando senhas apenas para bagunçar e mandar mensagens falsas. Por isso é necessário ter muito cuidado com as informações pessoais colocadas no site.
Acredito que estas duas ferramentas podem ser atribuídas aos alunos, como forma de contato entre professor-aluno e o Orkut, pode ser criado comunidade relacionada à turma, ou a disciplina para troca de conhecimento. Tudo que faz parte da realidade do aluno pode ser usado a favor para chamar a atenção e tornar uma aula dinâmica e coletiva. Isto poderia ser feito inclusive dentro da escola, sendo disponibilizado um horário com a turma no laboratório de informática, para que todos possam trabalhar na mesma hora.

3. TWITTER

O twitter é um espaço em que possui uma limitação de 140 caracteres para ser utilizado, isto inicialmente tornou-se ruim, mas estes são suficientes para você expressar seus sentimentos, pensamentos ou até mesmo colocar links e vídeos interessantes que você acabou de acessar. Conseguir se limitar a estes poucos caracteres é uma tarefa difícil, mas só no início pela falta de costume.

4. FACEBOOK


Este website de relacionamento social é gratuito para os usuários e produz receita através da publicidade. Os utilizadores criam perfis que envolvem fotos, listas de interesses pessoais, trocam mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou amigos confirmados.
A página de perfil é designada por the Wall e lá pode ver-se, além das informações dos utilizadores, algumas aplicações: O Facebook compreende um recurso de gifts, onde os utilizadores podem oferecer aos seus amigos.

5. MYSPACE

O MySpace, tal como o Facebook, nasceu nos Estados Unidos e intitula-se como um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interativa de jogos, fotos, blogs e perfis de utilizador. Este website inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. É um site muito ativo, que vai adicionando com frequência vários recursos. Entre outras aplicações, o MySpace possui o MySpace TV, um serviço idêntico ao site de compartilhamento de vídeos YouTube; MySpace Mobile, onde os utilizadores podem aceder às funcionalidades do Website através do telemóvel; MySpace News, um serviço que permite aos utilizadores mandarem feeds RSS e receber notícias. Contendo ainda outros serviços: MySpace Sports (Desportos), MySpace Books (Livros), MySpace Horoscopes (Horóscopos), MySpace Jobs (Empregos), e MySpace Movies (Filmes).
Estas são algumas das funcionalidades que fazem do MySpace a maior rede social dos Estados Unidos e do mundo, com mais de 110 milhões de utilizadores. Graças à sua popularidade e pelo fato de ter a funcionalidade de MP3, várias bandas com sucesso e cantores se registraram neste site e algumas fizeram de suas páginas de perfil, seu site oficial, Christina Aguilera e Britney Spears são alguns dos famosos que compõe a elite do MySpace. Algo inédito que junta o útil ao agradável, podendo os usuários usufruir das musicas dos seus cantores favoritos, e estes divulgarem ainda mais as suas músicas e manterem os seus fãs informados de suas notícias.

BIBLIOGRAFIA:

http://www.luiztiago.com/blog/38/vantagens_e_desvantagens_do_twitter_a_bola_da_vez/
www-usr.inf.ufsm.br/~cassio/elc1020/artigo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário